VR Gráfica

11 2746-0255

IMPRESSÃO DIGITAL X IMPRESSÃO OFFSET

O que é?

Impressão Digital
Em produção gráfica, a impressão digital é um método de impressão no qual a imagem é gerada partir da entrada de dados digitais direto do computador para a impressora, além de possuir a flexibilidade de atender demandas menores (baixas tiragens).
Dispensa o uso de fotolitos e é feita em copiadoras coloridas (para pequenas tiragens),  impressoras de provas digitais e também as chamadas de impressoras digitais que imprimem grandes tiragens sem fotolitos.
 
Impressão Offset
É um dos sistemas mais utilizados pelas gráficas, devido à alta qualidade e ao baixo custo que oferece, principalmente para grandes quantidades. É um sistema de impressão indireto, conforme a palavra original inglesa, baseado na repulsão tinta-água.
Os processos de impressão exigem a confecção de fotolitos e as subsequentes chapas de impressão (matrizes). Atualmente, existe também o offset digital, que dispensa o uso dos fotolitos, também chamado de processo direto para a chapa (direct to plate ou computer to plate).
O sistema offset permite o uso de várias cores, retículas uniformes ou variáveis, de modo que as cópias obtidas podem ser de alta qualidade.

Qual escolher para meu projeto?

Para baixas tiragens recomendamos a impressão digital. No geral, acima de 1000 unidades o custo benefício é melhor na impressão offset.